A PELAGEM DO AKITA

Por Anita Soares, Kichiro Maki
A textura da pelagem do Akita é muito importante para a impressão geral do cão. O sub-pêlo lanoso, macio e denso, sustenta o pêlo externo, que deve ser duro e reto.

O Akita é um cão de guarda, do seu companheiro (dono/proprietário) e do território em que vive.

É calmo, reservado, fiel e nobre, sendo considerado pelos japoneses como Monumento Nacional.

Tem necessidade da companhia humana, e que lhe dediquem tempo, carinho e muito amor.

Convive bem com crianças contanto que elas levem em conta que, como todos os cães, ele deve ser respeitado e ter momentos de tranqüilidade. Assim sendo ele será seu parceiro e protetor.

O Akita tem um temperamento dominante, apresentando dificuldade no convívio com outros cães.

Akita VermelhoVermelha
(AKA)

O fio de pêlo externo muitas vezes possui três cores, às vezes duas. Quando possui 3 cores, é desejável que seja preto na base, branco no meio e vermelho na superfície. A cor do pêlo deve ser viva. Podem ser observadas diversas tonalidades, desde o vermelho claro até o vermelho mais escuro.


Akita Branco Branca
(SHIROI)

A pelagem é considerada branca quando se observa a cor branca no corpo inteiro, não podendo existir qualquer mancha preta, tigrada ou vermelha. Trata-se de um branco intenso e profundo.


Akita Tigrado Tigrada
(TORA)

A pelagem é composta por "faixas" de cores escuras (pretas) e claras (vermelhas). Quando as escuras predominam temos o tigrado preto (foto à esquerda). Quando predominam as claras, temos o tigrado vermelho. Pode ainda existir o tigrado cinza, onde na faixa escura se observa a cor cinza escuro e na faixa clara a cor cinza claro.


Akita Sésamo

Sésamo
(GOMA)

A denominação Goma é empregada para indicar a presença de pêlos externos com coloração preta na extremidade do fio e vermelha na base.

Fonte: Cães de Fato / Setembro-Outubro 2004 - N° 37
As fotos não fazem parte da matéria publica na Cães de Fato

 

Página anterior Página principal Desativado Topo


Fundado em 11 de Junho de 1992